
Como vocês puderam perceber em alguns posts, a programação em Medellín não incluiu apenas a Colombiatex. Um passeio muito bacana para o qual fomos convidados foi a visita à Balalaika, uma fábrica de tecidos localizada na cidade.

Após uma apresentação dos diretores da fábrica e de uma entrevista coletiva concedida à imprensa, conhecemos as instalações do local. Pude acompanhar de perto o processo de fabricação dos tecidos, em máquinas modernas e super rápidas. Quando você para e analisa toda a cadeia têxtil, é realmente fantástico pensar que a roupa que você está usando agora começou de um fio. São muitas etapas.
A Balalaika tem uma capacidade produtiva e unidades de negócios referenciadas por uma grande quantidade de clientes nacionais e internacionais, em quatro continentes. A marca trabalha com quatro linhas de produtos: íntimo, pijamas, esportivos e trajes de banho. Suas estratégias estão focadas no desenvolvimento de novos produtos para mercados crescentes e de maior consumo têxtil, especialização de nichos de mercado e lotes menores para tinturaria, com redução dos estoques na cadeia.
A marca também procura investir em produtos diferenciados, com fibras de alta tecnologia, como a Emana (falei nesse post aqui), Supplex e Tencel. Supplex é uma fibra sintética com alto desenvolvimento ecológico, de toque similar ao algodão, produzida pela Invista. Ajuda na transpiração e secagem rápida das peças, não encolhe como o algodão e mantém as cores mais vivas. Além disso, é um produto estético, que cobre os defeitos da pele e reduz a flacidez. Tencel é conhecida como a fibra do futuro. Tem origem vegetal e toque suave, proporcionando uma transpiração livre e ainda protege a pele.
A fábrica praticamente não para, já que há equipes trabalhando em três turnos. Além disso, as instalações estão sendo ampliadas. Há um cuidado especial com a saúde e segurança do trabalhador - já que se trata de um local de trabalho com riscos e também muitos ruídos. O controle de qualidade também é rígido. Sabiam que as máquinas trabalham sempre com o mesmo número de fios? Quando há algum problema - um fio que escapa ou arrebenta - a máquina é parada para que o trabalho recomece corretamente.
Enfim, é difícil explicar em fotos e palavras, mas é praticamente mágico conferir de perto o "nascimento" de um tecido. Certamente foi uma experiência muito interessante e que enriqueceu ainda mais a minha passagem por Medellín e pela Colombiatex.