Quantcast
Channel: Blog da Laura Peruchi
Viewing all articles
Browse latest Browse all 952

O figurino em The Great Gatsby

$
0
0
Mais um filme que promete arrancar suspiros em relação ao figurino. Depois de Anna Karenina, hoje vou falar um pouco do figurino de "The Great Gatsby" ou "O Grande Gatsby". Aliás, os dois concorrem com outros três filmes ao Oscar nessa categoria. O filme é a terceira adaptação pro cinema do livro de Francis Scott Fitzgerald, um clássico da literatura americana, publicado nos anos 20. 

A história é narrada pelo aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) enquanto ele deixa o centro-oeste dos Estados Unidos e chega a Nova York, na primavera de 1922, uma era de afrouxamento moral, muito jazz e contrabando. Em busca de seu sonho americano, ele se torna vizinho de um milionário misterioso e festeiro, Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), quando vai viver do outro lado da baía com a prima Daisy (Carey Mulligan) e seu marido mulherengo, Tom Buchanan (Joel Edgerton). A moral da história é que, com essa aproximação, Carraway passa a frequentar o círculo de Gatsby e percebe a paixão que ele nutre por Daisy (Carey Mulligan). Isla Fisher (Beckym Bloom!) e Jason Clarke também estão no elenco, como Myrtle e George Wilson, assim como a estreante Elizabeth Debicki, como Jordan Baker, e um dos grandes nomes do cinema indiano Amitabh Bachchan, que estreia em Hollywood no papel de Meyer Wolfsheim. (com informações do G1). 
Infelizmente, não há tantas fotos disponíveis na net para mostrar a riqueza do figurino. Como a história se passa nos anos 20, obviamente o visual é fiel à época, trazendo vestidos de silhueta tubular, com braços e uma parte das pernas à mostra (abaixo do joelho!). Os cabelos são curtos, os lábios são vermelhos e olho é carregado com máscara de cílios. As peças foram confeccionadas em tecidos variados, como veludo e seda, trazendo detalhes em cristais, paetês, peles e, claro, franjas. 

A verdade é que a moda adotada até o final da década de 1920 reflete realmente o momento de prosperidade pela qual passava a sociedade americana, enriquecida após a Primeira Guerra Mundial, mas que acabou em 29 de outubro de 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York. Assim, a atmosfera do filme, permeada pelo jazz, é de riqueza, luxo e euforia, que são apresentados a partir das grandes festas oferecidas por Jay Gatsby, interpretado por Leonardo DiCaprio. Os personagens masculinos são, indiscutivelmente, maioria, mas seus figurinos não diferem muito: smoking, ternos e flores e lenços na lapela, enquanto os papeis femininos, preenchidos por Carey Mulligan, Isla Fisher e Elizabeth Debicki carregam a tal sofisticação a que Martin se referiu. (http://ffw.com.br) 
Vale destacar que Miuccia Prada colaborou com Catherine Martin, da equipe de figurino do longa, e a parceria rendeu cerca de 40 modelos - a maioria foi produzida a partir dos arquivos da Prada e da Miu Miu. "O resultado de nossa colaboração com a Prada para o filme traduz o estilo de inspiração europeia usado pelos aristocratas da costa leste do Estados Unidos na década de 20 junto com os vestidos glamorosos e sofisticados da época", explicou Catherine sobre a parceria.

Considerando o figurino de Anna Karenina e de The Great Gatsby, a batalha pelo Oscar será acirrada! 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 952

Trending Articles