Todos os anos, a Pantone, autoridade mundial quando o assunto é cor e fornecedora de padrões de cores para empresas de moda e design, divulga qual cor será hit para o ano seguinte. Para 2012, por exemplo, o tom eleito foi o Tangerine Tango – ou, traduzindo, o laranja. Em 2013, o eleito foi o Esmeralda. Antes de você achar que essa escolha é feita aleatoriamente, vale salientar que ela é eleita baseada em uma ampla pesquisa de influências. Aspectos como a indústria de entretenimento, filmes em produção, coleções de arte, destinos de viagens, artistas do momento e condições socioeconômicas são levados em conta na hora da decisão.

E como acontece todos os anos, hoje a Pantone divulgou a cor para 2014: Radiant Orchid, uma variação entre o lilás e roxo. Como eu sempre curti roxo e suas variações, é claro que fiquei toda alegrinha com a escolha. A diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, disse que a cor é um convite à inovação e encoraja a expandir a criatividade e a originalidade - muito valorizados em nossa sociedade. E tem mais: o tom inspira confiança, alegria, amor e saúde.

E não é apenas o mundo da moda que se "beneficia" desse anúncio. O mercado da decoração também costuma ser bastante influenciado por essa decisão da entidade. Ou seja, imaginem a responsa por trás de uma afirmação como esta...

Mas, vamos falar do que nos interessa: moda! De acordo com o anúncio da Pantone, os tons róseos do orquídea radiante produzem um brilho saudável sobre a pele e são modernos e versáteis. E como essa escolha não é aleatória, é óbvio que o tom já havia pipocado em diversos desfiles por aí.

Curti a escolha e estou curiosa para conferir como ela vai influenciar a moda ano que vem. Eu acho todas as variações lindas, mas pesquisando mais a respeito percebi que não é uma cor muito popular (como foi o caso do Esmeralda neste ano). Quem sabe vai ser uma chance para o estrelado do lilás, roxo e afins? Vamos aguardar!