Já estou de volta ao Brasil e pretendo trabalhar intensamente para terminar de postar sobre a Colombiatex. Ainda tenho muita coisa para contar sobre a feira!
Como muitas devem saber, infelizmente, a indústria têxtil pode não ser muito amiga do meio ambiente. Alguns processos podem ser poluidores e também usar grandes quantidades de água. Na Colombiatex, muitas empresas apresentaram boas soluções sustentáveis para esse mercado. Afinal, mais do que estar em alta, sustentabilidade é uma atitude necessária no mundo de hoje. A seguir, vocês conferem quatro empresas que investem no ecologicamente correto.

A Kaltex é uma empresa mexicana que está presente em países norte e sul-americanos. A produção está focada em fibra acrílica, denim, fios, dentre outros. A companhia investe em diversos processos que a tornam-na mais verde. Um deles é o tratamento de água (240 litros por segundo), que eliminou a contaminação em seus processos industriais. Eles também recuperam e reutilizam compostos químicos, como a soda cáustica e usam corantes que cumprem com as normas ecológicas internacionais. Além disso, todos os desperdícios são separados para serem reciclados ou reutilizados. A Kaltex possui um sistema de medição para tudo de água e energia a utilização de plástico e papel e todos os anos metas são definidas para diminuir a utilização desses recursos. A empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias eco-amigáveis nos processos de fiação e tecido.

A Enka de Colômbia é uma empresa comprometida com a responsabilidade social e a sustentabilidade e se tornou a líder em reciclagem PET na Colômbia, processando milhares de garrafas que são transformadas em produtos de alto valor agregado. Um dado interessante: todos os anos, são abandonadas na natureza mais de 1500 milhões de garrafas. A linha de produtos ecológicos da Enka, a eko, inclui fibras, fiamentos e resinas fabricadas a partir dessas garrafas. As fibras podem ser usadas na produção de jeans, calças, camisetas e roupas de cama, entre outras. Os fiamentos são utilizados em roupas sportswear, de cama, tapeçaria automotiva, entre outros. A Enka também processa PET para produção de embalagens para alimentos.

A EcoHilandes é, atualmente, a única empresa colombiana que fabrica produtos 100% com fio reciclado de composição 50% poliéster PET e 50% de sobras de tecidos de confecção. Eles também usam a fibra tradicional 100% algodão. A matéria-prima da empresa se converte em um tecido para diversos usos: confecção, tecidos industriais, roupa de cama, embalagens e material publicitário. No estande da marca haviam redes, cases, ecobags e até calçados feitos com esse tecido sustentável.

Por fim, a EuroText, que fornece tintas ecológicas à base de água, com certificado OEKO-Test Standar, 100% livres de pvc, metais pesados e formaldeídos. O mais bacana é que eles possuem tintas com os mais diversos tipos de efeitos: dos coloridos, passando pelos metálicos e brilhantes.