
Janeiro é tempo de praia, sol, piscina, mar e... liquidações! É nessa época do ano que muitas lojas de roupas e calçados começam a liquidar os seus estoques, com preços muy amigos e descontos que podem valer à pena. Afinal, entre fevereiro e março, as coleções de inverno começam a ser compradas pelos lojistas , e as peças de verão já viram passado – mesmo que a estação ainda demore um pouco para ir embora. Enfim, é o mercado da moda – e é legal saber disso justamente para poder aproveitar – com juízo e moderação – as oportunidades tentadoras para comprinhas inteligentes.

Aliás, esse é o primeiro passo para poder aproveitar uma boa liquidação: ficar ligada nas datas. E se você tem uma relação mais estreita com algumas lojas, vale pedir para ser avisada sobre o dia em que a festinha, ops, a promoção, terá início. Como você não é boba nem nada, deve saber que as peças-desejo que ainda estiverem dando sopa na loja serão as primeiras a saírem. Falando nisso, quem curte visitar loja em fim de liquidação? Muito triste, gente!

Datas na mão, é hora de rever o orçamento. Afinal, comprometer o salário, entrar no cheque especial ou estourar o cartão de crédito faz com que a liquidação deixe de ser uma oportunidade e vire um problemão! Por isso, faça as contas e – seja realista! – veja o quanto poderá gastar. Aliás, vale lembrar que muitas lojas costumam dar descontos mais generosos para pagamentos in cash– é contra o código de defesa do consumidor, mas isso existe!

Agora, mãos à obra, ou melhor, pés na ativa! Vista roupas leves e confortáveis – afinal, pode haver maratona de trocas – e calçados idem. E lembre-se:é bom bater perna e fazer a velha pesquisa de preços. Lembre-se de convidar uma amiga, já que amiga que é amiga avisa a outra sobre bons achados – e dá palpite sobre como aquela peça ficou em você. Além do que, uma companhia deixa tudo mais divertido.
Não compre nada por impulso. Avalie bem as peças, veja se elas não têm defeitos, prove mais de uma vez e pense como ela pode ser combinada com o que você tem em casa. Lembre-se que liquidações são boas oportunidades também para investir em clássicos e básicos, que nunca saem de moda e podem ser usados o ano todo. Quanto às cores, prefira os tons neutros. Outra dica essencial é respeitar o seu estilo. De nada adianta levar algo só porque está barato se aquilo não combina com você. O barato vai sair caro! E mais: liquidações são ótimas oportunidades para investir em peças mais caras, como vestidos de festa, por exemplo. Por último, aposte em acessórios. Por estarem menos sujeitos às tendências, é muito válido comprar acessórios em liquidações.
Por fim, não esqueça de se informar sobre a política de trocas – geralmente inexistente para peças de promoção – e controle-se! Tente agir sempre com a razão para voltar para casa feliz – e não culpada por ter comprado aquilo que não devia. Boas compras!