Quantcast
Channel: Blog da Laura Peruchi
Viewing all articles
Browse latest Browse all 952

O figurino de "Oz: Mágico e Poderoso"

$
0
0
Como já diz aquela frase: nada se cria, tudo se copia. É incrível como a indústria cinematrográfica tem investido em remakes de clássicos. Só para citar alguns exemplos: Branca de Neve (que ganhou duas versões), O Grande Gatsby (que chega por aqui em junho), Alice no País das Maravilhas, sem falar nas gravações de "Malévola" (versão para "A Bela Adormecida") e já li que teremos um novo filme de "Cinderela" também. Perceberam como muitos são clássicos infantis? Delícia né? E como a tecnologia só evolui, é claro que os efeitos, cenários e figurinos - nosso assunto preferido - ficam cada vez melhores. O clássico "Mágico de Oz" também ganhou nova versão: "Oz: Mágico e Poderoso", que conta a história antes do surgimento de Dorothy e estreou no Brasil no dia 8 de março. Lendo uma matéria a respeito, veio a ideia do post - aliás, preciso dizer que adoro fazer posts sobre figurinos de filmes e séries, mandem sugestões!
Ainda não fui conferir o longa nas telonas, mas estou ansiosa para assistir! Para contextualizar o post, aí vai uma pequena sinopse:
"Quando Oscar Diggs (James Franco), mágico de circo de ética discutível, é carregado do poeirento Kansas para a vibrante Terra de Oz acha que tirou a sorte grande – teria fama e fortuna ao seu dispor. Até que ele encontra três bruxas: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande feiticeiro que todos imaginam. Relutantemente tragado pelos épicos problemas em que a Terra de Oz e seus habitantes estão enfrentando, Oscar tem que descobrir quem é bom e quem é mau, antes que seja tarde demais. Colocando em prática suas artes mágicas da esperteza e do ilusionismo – e até um pouco de feitiçaria – o personagem se transforma não apenas no grande e poderoso Mágico de Oz como também em um homem melhor." (via Cine Alerta).
Como vocês puderam perceber, o elenco tem rostinhos  bem conhecidos. Evanora, interpretada por Rachel Weiz, é a pior vilã da história, que finge ser boazinha - mas depois revela sua identidade. Theodora, interpretada por Mila Kunis, é irmã de Evanora, e, apesar de ser boa moça no começo, passar por uma mudança terrível no decorrer da história. Glinda, interpretada por Michelle Williams, é a única bruxa do bem. 

O figurino do filme é assinado por Gary Jones, ganhadora do Oscar de Melhor Figurino por "O Talentoso Ripley". Em entrevista ao site Grazia Daily, Gary disse que, como há somente dois personagens no filme que também existem na versão 'original', ela tentou inovar. "A época que queria captar era basicamente o da virada do século, a partir de 1890, então começamos a olhar lá primeiro. Nós também nos inspiramos no Centro-Oeste dos Estados Unidos, na época e no tipo de roupa que estavam usando por ali. Essa foi a nossa preparação inicial, depois, passamos a colocar as características individuais de cada personagem", Junto com a sua equipe, ela confeccionou aproximadamente 1700 diferentes trajes, não só para os personagens principais, mas para todo o universo mágico do filme. A personalidade de cada personagem foi traduzida por meio das roupas. 
O figurino de Ednora foi inspirado em divas de Hollywood dos anos 30 e 40. As roupas da personagem, de acordo com Gary, são um indicativo da grandeza quando pensamos no lugar mágico que é a terra de Oz. Como tem uma personalidade má, suas roupas são de tons escuros, com o verde prevalecendo. Ela também usa acessórios luxuosos e muitos detalhes em brilho. A roupa transmite o poder. 
Theodora aparece, na maioria das cenas - bem como nas imagens de divulgação - num traje de montaria. A figurinista explica que esse traje foi escolhido porque ela é uma mulher vitoriana da floresta, e é dali a origem de suas cores e ideias. "Ela usa de sua sedução - e transmite isso por meio de vários looks. O de equitação é apenas um deles", explica Gary.
Por fim, Glinda, a bruxa do bem, usa vestidos que lembram os de princesas, em cores claras, que transmitem paz e bondade. De acordo com a figurinista, a personagem é inocente e tranquila, por isso a escolha do branco como cor que prevalece em seu figurino.

Gary ainda contou que a relação com as atrizes era bem próxima e que foi uma experiência muito colaborativa. O trabalho foi árduo, com uma preparação intensiva de seis meses + três meses de filmagem.

E os produtos inspirados no filme não são poucos. Para causar tanto desejo quanto os sapatos de Dorothy,  da versão original, o designer Nicholas Kirkwood, desenhou modelos inspirados nas principais personagens dos filmes, especialmente para a loja Disney. Kirkwood é um nome de peso. Foi vencedor do Vogue Designer Fashion Found Award 2013, como melhor estilista e designer, e do British Fashion Awards 2012, como Melhor Designer de Acessórios.
O designer Jerome C. Rousseau também criou uma coleção inspirada no filme. "Meu pensamento foi  mais focado na natureza global fantástica e extravagante do filme. Eu fui inspirado pelas paisagens, costumes e personagens, então, eu pensei em cada bruxa quando trabalhava no design exclusivo". O modelo acima - caso vocês não tenham descoberto - é inspirado na personagem Glinda. 
O mercado dos cosméticos também não ficou de fora da moda de Oz. A Urban Decay lançou duas paletas de maquiagem especiais. Uma inspirada em Theodora e outra em Glinda. A marca O.P.I também não ficou pra trás e lançou uma coleção especial de esmaltes inspirada no filme. Um prato cheio para colecionadoras! 

Gostaram do post? Já assistiram ao filme?

Viewing all articles
Browse latest Browse all 952

Latest Images

Trending Articles